Sabe quando você precisa encontrar algo urgentemente, mas o que você procura está escondido no fundo de uma gaveta bagunçada? O mesmo pode acontecer na web. De acordo com diversas pesquisas, os visitantes passam, em média, apenas 2 ou 3 minutos em uma página.
Cada segundo conta quando estamos com pressa, e os sites devem seguir as melhores práticas de SEO para aproveitar toda a rapidez das buscas online.
Isso envolve estruturar o conteúdo para entregar o máximo de informação o mais rápido possível e organizar a página de forma hierárquica e intuitiva usando as chamadas heading tags.
Com elas, fica mais fácil identificar títulos, subtítulos e outras seções importantes do texto. Isso ajuda não apenas os visitantes, que podem navegar pela página e encontrar o que precisam mais rapidamente, mas também os próprios mecanismos de busca.
Orientando-se pelas tags “H1 H2 H3”, a plataforma é capaz de classificar o conteúdo e determinar se ele é relevante e compatível com a pesquisa realizada pelo usuário, entregando o conteúdo certo para a pessoa certa.
Nos próximos parágrafos, vamos explicar em detalhe o que é H1, H2 e H3, como as tags funcionam e como elas podem impactar seu site.
Além de aprender a importância de escolher um criador de site que te auxilia a usá-las, e mostrar como essa organização ajudará você a melhorar o conteúdo do site, aumentar sua relevância nos mecanismos de busca, atrair mais visitantes e, em última instância, gerar mais conversões.
Confira também nosso guia de boas práticas de navegabilidade em 2024.
Como funcionam as heading tags em um texto SEO?
As heading tags são essenciais na estruturação de um texto para SEO. Elas fornecem uma hierarquia lógica de informações, facilitando tanto a leitura pelos usuários quanto a indexação pelos mecanismos de busca.
Cada tag tem uma função específica, sendo a H1 a mais importante, geralmente reservada para o título principal da página, enquanto as tags subsequentes (H2, H3, etc.) são utilizadas para subtítulos e seções.
Embora a classificação total de tags vá até a H6, a maioria das páginas usa o modelo H1 H2 H3 para estruturar seu conteúdo. Além da hierarquia, os sites também podem variar a fonte usada em cada tag para tornar a navegação pelo texto ainda mais intuitiva.
Não existe nenhuma regra que exija tamanhos ou cores diferentes para as fontes das diferentes tags, mas costuma-se adaptar a fonte à importância da tag. Por exemplo, a fonte H1 pode ter tamanho 36, enquanto H2 e H3 têm 18 e 14, respectivamente. Também é comum aplicar negrito, itálico e outros elementos tipográficos às tags.